31 março 2009

CRISE FINANCEIRA AUMENTA DEMANDA POR FERRAMENTAS DE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

A desmaterialização dos processos e utilização de ferramentas eletrônicas é a alternativa encontrada pelo mercado corporativo para gerar economia e praticidade nesses tempos de crise, com toda segurança e autenticidade garantidas pela tecnologia de certificação digital.

Segundo Paulo Hasegawa, diretor comercial e de marketing do Portal de Documentos, a necessidade iminente de redução dos custos internos das empresas chega a até 70% em alguns casos. “Nas instituições financeiras alcança a margem de 80%. Somente nos últimos dois meses de 2008 foram registradas cerca de 500 mil notificações de cobrança e mais de 240 mil kits de ajuizamento”, explica.

A Certisign, empresa com foco exclusivo em desenvolvimento de soluções de certificação digital, garante que as ferramentas eletrônicas de recuperação de crédito integradas com a tecnologia de certificação digital geram a possibilidade de realizar a integração total entre a empresa e cartórios, agilizando a emissão de certidões e reconhecimento de autenticidade dos arquivos eletrônicos.

Segundo Arnaldo Murasaki, VP Comercial da Certisign, todos os documentos encaminhados aos clientes inadimplentes com certificados digitais possuem validade jurídica, ou seja mesmo valor de uma assinatura de próprio punho e podem ser anexados aos processos. “Além disso, as financeiras conseguem recuperar o valor devido de maneira mais ágil e prática”, explica Murasaki.

Dados de Inadimplência - A aplicação da certificação digital em todos os processos dinamiza as atividades e transações de documentos, uma vez que há um contínuo aumento de desemprego, inadimplência e conseqüente crescimento do número de cobranças em cartórios. Dados divulgados nos primeiros dois meses de 2009 apontaram também que a inadimplência, no Brasil, cresceu 8,6% comparado ao mesmo período do ano anterior. Todo esse processo decorre de uma cadeira natural em tempos como o atual, onde o desemprego aumenta e há mais dificuldades de honrar com os compromissos financeiros.

Somente no primeiro bimestre deste ano houve aumento, por exemplo, das dívidas com bancos (43,4%) do total de vencimentos não pagos, seguidos dos débitos com cartões de créditos e financeiras (37%) e em terceiro lugar estão os cheques sem fundos com 17,7%. Por último estão os títulos protestados cuja proporção foi de 1,9%, inferior ao mesmo período de 2008 (2,3%).

Certificação Digital

A Certificação Digital atesta a identidade de uma pessoa ou instituição na internet por meio de um arquivo eletrônico assinado digitalmente. Seu principal objetivo é atribuir um nível maior de segurança nas transações eletrônicas, permitindo a identificação das pessoas no meio digital, bem como a autenticidade, a garantia jurídica e a confiabilidade dos documentos e dados das transações.

C/E

Nenhum comentário: