23 novembro 2008

Banco Central autoriza criação de agência que “substitui” a Nossa Caixa

O Banco Central autorizou na semana passada que o Estado de São Paulo leve adiante o projeto de criação da sua agência de fomento, a Afesp. A notícia foi veiculada pelo jornal Valor Econômico na sextafeira passada, dia 14. José Serra, agora, deve estar se sentindo muito mais à vontade para entregar a Nossa Caixa ao Banco do Brasil.

A intenção do governo paulista é fazer da Afesp um instrumento para impulsionar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas no Estado. Ou seja, a agência vai exercer praticamente o mesmo papel que a Nossa Caixa já exerce hoje.

José Serra está vendendo um patrimônio do povo, com agências em todos os municípios de São Paulo, para criar um novo organismo, muito mais fácil de ser controlado por ele, já que estará subordinado à Secretaria da Fazenda do Estado.

O governador quer encher de dinheiro os cofres de São Paulo para, em seguida, esvaziá-lo com projetos de caráter exclusivamente eleitoreiros.

De acordo com o Valor Econômico, nos próximos 90 dias o governo trabalhará na estruturação legal e administrativa da agência. A previsão é que ela entre em operação em abril de 2009, com um ano de atraso em relação ao BC autoriza criação de agência que "substitui" Nossa Caixa cronograma inicial. A agência começará com R$ 200 milhões, mas o capital autorizado é de R$ 1 bilhão. Os recursos virão exclusivamente do tesouro estadual.

PT e PSDB em sintonia - O decreto para a criação da agência foi publicado em setembro de 2007, mas, coincidentemente, só foi aprovado agora, às vésperas da venda da Nossa Caixa. Isso mostra que, nos bastidores, Lula e Serra agem em total sintonia.

Para acertarem de vez os ponteiros, só fica faltando Lula renovar as licenças das hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá, permitindo que Serra leiloe a Cesp.

Fonte: Sindicatos dos Bancários de Bauru (SP)

Nenhum comentário: