05 junho 2009

Serra nega chapa com Aécio para 2010, mas afirma que os dois caminharão juntos

Os governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG), ambos do PSDB, aproveitaram evento oficial realizado nesta sexta-feira (5) em Belo Horizonte (MG) para demonstrar que estão com o discurso afinado e que caminharão juntos na eleição de 2010. Eles disputam a indicação da legenda para a sucessão presidencial no próximo ano.

Em entrevista exclusiva, Aécio diz que não será vice de Serra nem sairá do PSDB.

Em clima amistoso, o governador paulista afirmou que, a despeito de "apostarem contra", eles vão estar do mesmo lado. "Claro que nós vamos estar juntos. Quem estiver apostando nisso [na desunião dos governadores] vai perder, é uma aposta malfeita", disse.

Serra aproveitou para desmentir uma possível chapa formada pelos dois ao ressaltar que as respectivas biografias os credenciam para encabeçar a chapa tucana.

"O governador Aécio tem todas as credenciais para ser Presidente da República. Não tem nenhum cabimento discutir que um vai ser vice do outro. Para alguém que tem todas as condições de ser candidato a presidente, e eu acredito que também tenha, não faz sentido a essa altura especular com esse tipo de hipótese. Nós nunca conversamos sobre isso", afirmou Serra.

Apesar de comentar sobre as próximas eleições, Serra reclamou da antecipação da campanha eleitoral. "Nós dois não queremos nenhuma antecipação do processo eleitoral, o Brasil precisa trabalhar para enfrentar a crise, mas isso não significa que não se faça nada. Mas outra coisa é deflagrar a campanha eleitoral (nesse momento)", disse sem citar nomes.

O governador mineiro também fez questão de elogiar o colega e, com discurso parecido, ressaltou que a parceria entre os dois ultrapassa as questões partidárias.

"A garantia da nossa proximidade não está restrita a responsabilidades partidárias. Nós temos muitas afinidades pessoais e uma visão de país muito parecida. Então, se for ele ou eu o próximo presidente da República, os rumos traçados serão muito parecidos. A nossa unidade e a nossa parceria para 2010 é pule de 10", disse Aécio, numa referência a um termo utilizado no turfe para designar corrida na qual um cavalo é o favorito absoluto para ganhar a prova.

Ao final da coletiva, os dois governadores embarcaram juntos rumo a Foz do Iguaçu (PR), onde participam de evento sobre agronegócio, patrocinado pelo PSDB.

Por Rayder Bragon

Nenhum comentário: