A decisão do juiz Fausto De Sanctis, da Sexta Vara Federal de São Paulo, menciona partidos políticos que podem ter recebido dinheiro da construtora Camargo Corrêa, nas eleições municipais de 2008. Entre as legendas citadas, PMDB, PSDB, DEM, PPS, PSB, PDT e PP.
Terra Magazine destaca trechos da decisão judicial que esclarecem os envolvimentos políticos da empreiteira. A Operação Castelo de Areia, deflagrada nesta quarta-feira, 25, pela Polícia Federal em São Paulo e no Rio de Janeiro, segue o rastro de crimes financeiros, lavagem de dinheiro e doação ilegal para partidos políticos.
"-... Os resultados das investigações realizadas pela Polícia Federal também lograram apurar, em tese, alguns diálogos que envolveriam supostas doações não declaradas para políticos e partidos políticos, eventualmente efetivadas pelo GRUPO CAMARGO CORREA ou por seus diretores."
"-... Durante o monitoramento telefônico realizado no interregno de 15.09.2008 a 16.09.2008, suspeita-se que a empresa CAMARGO CORREA, eventualmente por meio de seus diretores, DÁRCIO, PIETRO e FERNANDO, teria mantido contatos com a FIESP, esta representada em Brasília por... (...) (fone...), para a suposta distribuição de valores a políticos e/ou partidos políticos."
"-... Por meio das interceptações, verificou-se, outrossim, que FERNANDO BOTELHO utilizar-se-ia do nº..., o qual estaria cadastrado em nome de empresas do grupo CAMARGO CORREA... FERNANDO teria solicitado explicações a PIETRO... tendo sido feita suposta menção a divisão de valores, em tese, doados para partidos políticos (a princípio, PSDB e PS)..."
"- ... Constaria distribuição de dinheiro a diversos partidos, como, a princípio, PPS, PSB, PDT, DEM e PP, fato que estaria listado em algum documento ou mídia eletrônica."
"-...Os diálogos monitorados revelam em princípio tratativas e possíveis entregas de numerários supostamente a políticos e a partidos políticos oriundos, em tese, da empresa CAMARGO CORRÊA, com a suposta intermediação da FIESP, direta ou indiretamente."
"-... Observa-se, ainda, da conversa travada entre LUIZ HENRIQUE e FERNANDO a discussão sobre a destinação de um valor do PMDB do Pará de R$ 300.000,00, em que FERNANDO teria mencionado que tal quantia já estaria aprovada..."
"-... Com relação ao monitoramento das comunicações efetivadas pelo correio eletrônico, observa-se a interceptação de uma mensagem na qual DÁRCIO estaria cobrando de LUIZ recibo atinente a eventuais doações a partidos políticos supostamente efetuados pela CAMARGO CORREA no pleito eleitoral do ano de 2008."
Documento oficial sem sigilo AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário